O Sindsaúde ABC é um dos pioneiros na construção de uma entidade representativa de trabalhadores por ramo. Isso significa que o Sindicato não representa apenas uma categoria, mas várias, que desenvolvem trabalhos afins dentro de uma grande área de atuação. Embora existam distinções na rotina de cada trabalhador, o fato de pertencerem a um mesmo ramo amplia a quantidade de pessoas envolvidas e, consequentemente, fortalece seu poder de negociação em busca de condições mais equânimes e equilibradas. Os trabalhadores que formam o Ramo da Saúde e são representados pelo Sindicato são funcionários de:

- Hospitais privados
- Hospitais filantrópicos e/ou fundações
- Clínicas médicas(consultório, laboratórios de análises clínicas, diagnóstico por imagem e demais exames)
- Clínicas odontológicas
- Casas de repouso
- Clínicas veterinárias

Se você atua em qualquer um desses locais pode ser associado do Sindicato. O processo de filiação é simples e garante conquistas trabalhistas e o oferecimento de diversos serviços, que podem ser consultados neste site.

(*) Os fonoaudiólogos, por integrarem o ramo da Saúde, também podem se associar ao Sindsaúde ABC.