São muitas as conquistas dos trabalhadores da Saúde no Grande ABC. Elas se relacionam não apenas à recomposição salarial e aumento real nos últimos anos como também às questões sociais. Uma das mais expressivas foi o direito a acompanhar os filhos em reuniões escolares ou internação hospitalar sem o desconto dos dias pelo empregador.

A representatividade do Sindsaúde ABC também tem possibilitado negociações mais equilibradas e pautadas pelo diálogo, embora ainda não seja essa a regra, pois muitas vezes os patrões preferem recorrer à Justiça do que conversar. Apesar dos avanços e do crescimento da consciência crítica dos trabalhadores, ainda há muito a reivindicar em todos os setores que formam o ramo, como por exemplo melhorias salariais, nos vales, pagamento de Participação nos Lucros e Resultados, transporte alternativo para todos, auxílio-educação etc.

Mas para isso é preciso que os trabalhadores se organizem e participem cada vez mais do dia a dia do Sindicato, apresentando problemas, ajudando a propor soluções e organizando, lado a lado com a entidade, manifestações que fortaleçam a ação sindical.