À Secretaria Geral compete secretariar e elaborar as atas das reuniões da Diretoria Executiva e Plena e submetê-las à aprovação e parecer das mesmas; secretariar e elaborar as atas das assembleias gerais; elaborar relatórios trimestrais das atividades desenvolvidas pela Secretaria para ciência da Direção plena; elaborar o balanço anual das atividades desenvolvidas e das ações implementadas pelo Sindicato em todos os seus níveis organizativos e submetê-los à Diretoria Plena com o parecer da Executiva; manter organizado e sob o controle da Secretaria Geral o arquivo e as correspondências do Sindicato; estabelecer, organizar e executar toda a política de intercâmbios e de relações com outras entidades sindicais; coordenar a ação sindical e a organização de base do Sindicato; planejar campanhas de sindicalização e submetê-la à aprovação da Diretoria; planejar políticas visando à organização dos trabalhadores no local de trabalho; promover intercâmbio no âmbito do movimento sindical nacional e internacional; substituir prioritariamente, sempre que se fizer necessário, o Presidente em seus impedimentos e afastamentos temporários e, em caráter secundários, os demais secretários.